Ir de férias

A escola terminou … e agora como ocupar os filhos em férias?

Em Psicologia clinica por Elisabete Condesso

Após meses de estudo, testes, exames e outras avaliações, os estudantes já ansiavam por umas férias que esperamos sejam merecidas. Agora é tempo de praia, esplanadas, passeios pedestres, festas com os amigos… Tudo isto faz parte do conceito de umas férias bem passadas. Para nós pais significa filhos em férias!

Dado o longo período de férias, coloca-se a questão, sobretudo para muitos pais e encarregados de educação, como ocupar os seus filhos em férias. Muitos gostariam de transformar este período em algo mais do que simples lazer. Que tal transformar este período em algo que ao mesmo tempo seja educativo e divertido, sem implicar um grande esforço?

A realidade é que os filhos em férias nem querem ouvir falar em livros e cadernos. Por isso, o segredo é encontrar outras formas de as crianças apreenderem, sem perceberem, enquanto fazem programas diferentes. Assim, nesta época, multiplicam-se os programas e iniciativas dirigidas para estas faixas etárias que têm como objetivo não só ocupar os tempos livres, como, ao mesmo tempo, oferecer espaços de aprendizagem e experiência, em que se promove o espírito de trabalho em equipa, se estabelecem laços de amizade e confiança mútua, através de diversas atividades pedagógicas, lúdicas e culturais.

Os programas disponíveis para os filhos em férias abrangem, tipicamente, áreas de Arte e Design, Animação Socioeducativa, Comunicação Multimédia, Comunicação Social, Desporto e Lazer, Línguas, Música, Dança e Teatro, e contempla, para além da componente educativa, uma componente recreativa, sendo que as atividades são organizadas em grupos de alunos em função da sua escolaridade.

E ainda esses programas têm a vantagem para as crianças, quando voltarem à escola, irão ter um montão de histórias boas para contar, não só para os seus amigos, como inclusive para os seus professores.

Elisabete Condesso / Psicóloga e Psicoterapeuta

© PsicoAjuda – Psicoterapia certa para si, Leiria

Sobre o Autor

Elisabete Condesso

Directora clínica da PsicoAjuda. Psicóloga clínica e Psicoterapeuta. Licenciada em Psicologia Clínica pela ULHT de Lisboa e com pós-graduação em Consulta Psicológica e Psicoterapia. Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos. Título de especialista em “Psicologia clínica e da saúde” atribuído pela Ordem dos Psicólogos.