Dra. Libânia Cardoso, Terapeuta Familiar e de Casal


Dra. Libânia Cardoso: “A terapia é um espaço aberto à comunicação em que todos participam com voz ativa, com o objetivo de encontrar uma base de entendimento que promova o seu bem-estar familiar”


Áreas de intervenção:


Terapia Familiar. Permite um diálogo aberto que se constrói, onde procura-se compreender as razões dos desacordos e conflitos, procurando em conjunto uma solução, olhando para todos os elementos da família. As área de intervenção são: Apoio Parental; Gestão da dinâmica familiar; Situações de Luto; Saúde Mental; Alterações de Comportamento; Necessidade de definição de papéis e limites; Outros transtornos familiares.


Terapia de Casal. Permite ao casal compreender as razões do seu desacordo, funcionando enquanto processo de procura de solução. As sessões proporcionam um ambiente de diálogo aberto para que cada indivíduo possa expressar os seus sentimentos e necessidades, bem como ouvir e ponderar as razões do outro. Algumas áreas de intervenção: Desinvestimento amoroso; Traição; Conflitos conjugais; Dificuldades de comunicação; Relações tensas com as famílias de origem (sogras, sogros, irmãos…); Nascimento de uma criança com problemas crónicos de saúde ou deficiente, que provoca dificuldade na relação; Elemento do casal ou familiar com problemas de saúde; Outras dificuldade do casal.

Dra Libânia Cardoso foto perfil
  • Dra. Libânia Cardoso

    Especialista em Terapia Familiar e de Casal

Para marcações, contacte a nossa assistente ou envie um email: info@psicoajuda.pt

Sobre mim


Sou Terapeuta Familiar/Casal e interventor sistémico, membro efetivo 532, pela Associação Portuguesa de Terapia Familiar, acreditada à nível europeu, desde 2013. Ao longo da minha carreira, que iniciei em 2003, a minha intervenção profissional tem sido focada na área da deficiência e doença mental, onde os desafios das famílias/casal são acrescidos. Além desta atividade, desde 2013, divido o meu tempo com a intervenção profissional como Terapeuta Familiar/Casal em contexto privado, tendo participado em vários projetos da comunidade.


Iniciou a sua carreira profissional na área social em 2003. Desde 2013 exerce como Terapeuta Familiar e de Casal em diversas clínicas privadas. Atualmente, elemento de uma equipa especializada na PsicoAjuda Clínica Médica, onde oferece os serviços de Terapia Familiar e de Casal.