Avaliação Psicológica
Avaliação psicológica é uma das áreas da psicologia mais importantes, pois permite uma análise detalhada, objetiva e fidedigna da realidade psicológica de uma determinada pessoa.
Frequentemente o paciente dirige-se à PsicoAjuda com queixas, pois ele sente que algo não está bem, mas não sabe o que se passa (será tristeza, ansiedade, pânico, …). Também muitos pais se têm dirigido a nós com queixas de dislexia, hiperatividade, dificuldades de atenção, bullying. Querem saber o que se passa com o seu filho.
A avaliação psicológica permite identificar e ficar a conhecer de forma mais objetiva o problema, pois não é possível resolver um problema se não soubermos, com algum rigor, que problema é esse. Na PsicoAjuda, geralmente a avaliação é proposta após a primeira consulta, depois de termos ouvido atentamente a história do paciente, as suas queixas e os seus pedidos.
A avaliação psicológica centra-se na utilização de um número significativo de ferramentas (técnicas e testes), que tem como base instrumentos validados estatisticamente e aceites internacionalmente e que avaliam e descrevem com objetividade o funcionamento psíquico de uma pessoa num dado momento.
Avaliação e devolução de relatório
A avaliação psicológica fornece medidas objetivas e padronizadas de funções psicológicas e é emitido um relatório que descreve e sintetiza a avaliação. Este relatório é um instrumento fundamental para o psicólogo estabelecer um diagnóstico psicopatológico fidedigno e devidamente fundamentado.
Assim, a avaliação psicológica permite elaborar um diagnóstico pormenorizado que possibilita o desenvolvimento de uma intervenção psicoterapêutica adequada e eficaz para o problema da pessoa, que geralmente sinaliza o início de uma série de sessões de ludoterapia (crianças) ou psicoterapia individual (adolescentes e adultos).
Mas, a avaliação psicológica também poderá assegurar que não se justifica a intervenção psicoterapêutica devido à inexistência de problemas do foro psicológico.
Neste âmbito, na PsicoAjuda realizamos avaliações tipo I, II ou III, em função da problemática da pessoa. Geralmente a avaliação realiza-se em duas sessões. Na 1ª Sessão o paciente realiza os testes psicológicos; na 2ª sessão é devolvido o relatório e é estabelecido o plano de intervenção psicoterapêutico ajustado ao estado psicológica da pessoa. Os nossos honorários de avaliação psicológica já incluem as duas sessões.
PsicoAjuda proporciona-lhe a prestação de um serviço de qualidade nas áreas de intervenção psicológica, através dos seus técnicos especializados, com formação contínua diferenciada e atualizada.
Consulte-nos para obter mais informação sobre esta valência disponível na PsicoAjuda.