Emoções do Natal

Emoções do Natal, mais emocional e menos tecnológico

Em Psicologia clinica por Elisabete Condesso

As emoções do Natal … Nos últimos anos, temos assistido a um grande avanço da tecnologia e que domina as nossas vidas. Assim, substituímos as cartas, telefonemas e postais natalícios pela troca de SMS, emails, redes sociais (facebook), etc. Será que podemos humanizar um pouco a utilização dessas tecnologias? Em que medida essa troca de mensagens de felicitação contribuem para a felicidade dos outros no dia de Natal?

O Natal aproxima-se com os sons das badaladas dos sinos, o presépio montado, as árvores enfeitadas e as montras bem iluminadas. Anuncia-se mais uma celebração cristã, mas que tem vindo a perder o seu espírito inicial de simplicidade e humildade simbolizada no nascimento do deus menino num modesto estábulo. Hoje, tudo é promovido pelo comércio e pelo apelo ao consumo, utilizamos cada vez mais as tecnologias, numa sociedade que se centra cada vez mais no individualismo.

O Natal é sem dúvida, de todas as festas do ano, a que cria maior alteração emocional em todos nós, inclusive, por vezes, causa alguns sentimentos depressivos, a que chamamos depressão do Natal. Isto porque damos importância à família. Andamos ocupados com as compras. Criamos expectativas altas, e muitas vezes irrealistas. Por todos estes aspetos e muitos mais …

Enquanto dura esta época festiva, enquanto duram os festejos de Natal, deixamos voar os nossos sonhos, sempre na esperança de um amanhã mais colorido e recheado de coisas boas. Visualizamos a possibilidade de quebrar com a rotina que se instalou durante o ano e que não queremos repetir.

 

Emoções do Natal: mais motivação e melhor autoestima

A felicidade está nas nossas mãos e devemos ter determinação para transformar os momentos difíceis numa fase de transição para uma vida melhor.

Neste Natal envie mensagens com conteúdo motivacional e de autoestima. Que as emoções do Natal se multipliquem por todo o Ano.

 

Elisabete Condesso / Psicóloga e Psicoterapeuta

© PsicoAjuda – Psicoterapia certa para si, Leiria

Sobre o Autor

Elisabete Condesso

Directora clínica da PsicoAjuda. Psicóloga clínica e Psicoterapeuta. Licenciada em Psicologia Clínica pela ULHT de Lisboa e com pós-graduação em Consulta Psicológica e Psicoterapia. Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos. Título de especialista em “Psicologia clínica e da saúde” atribuído pela Ordem dos Psicólogos.