Desconexão do casal

Desconexão Emocional no Casal: Quando Procurar Ajuda?

In Terapia de casal por Libânia Cardoso

Descubra os sinais de desconexão emocional no casal e quando deverá procurar ajuda de um profissional, fique a saber como a terapia de casal pode ajudar a recuperar a comunicação e proximidade.

Sem dúvida, que quando a relação se desgasta, os membros do casal chegam a um momento que se sentem estranhos dentro do próprio lar, este tipo de sentimento revela que existe desconexão emocional entre os membros do casal, nessa altura será importante procurar ajuda de um especialista para os orientar.

De facto, a sensação de distanciamento leva a uma experiência muito angustiante, onde a desconexão pode gerar sentimentos desagradáveis como o esgotamento emocional, frustração e incerteza sobre o futuro, bem como, à perda de esperança, sendo o terreno fértil para o medo, a dúvida e para o isolamento.

“Já não somos os mesmos…”.  ou ” Será que ainda vale a pena lutar?”

Se nós não somos os mesmos, devemos estar atentos a sinais que revelam que a nossa relação possa estar em crise.

Quando devemos procurar ajuda?

  • Comunicação bloqueada ou silêncio criam muros ou barreiras internas;
  • Distanciamento emocional, sentir o outro como um estranho em casa;
  • Conflitos repetitivos sem solução e sem evolução que aprisionam os parceiros num ciclo de frustração e de dor;
  • Pensamentos sobre desistir ou separar com eventual “alívio” do sofrimento.

Vantagens da Terapia de Casal

A terapia de casal oferece um espaço seguro, neutro e acolhedor para explorar sentimentos e necessidades, sem receios. Com orientação profissional, o casal consegue escolher:

  • Interromper – os padrões destrutivos e tóxicos;
  • Reconstruir – a comunicação emocional num ambiente onde ambos se sentem ouvidos;
  • Reavaliar – o compromisso com respeito mútuo, reconstruir ou consentir uma separação consciente;
  • Aceitar – a mudança conjugal, sem culpas mas com empatia;
  • Redefinir juntos – o que desejam e necessitam;
  • Agir com consciência e respeito – seja rejuvenescendo a relação ou separando-se com dignidade.
Comunicação entre o casal

Contexto português o que a evidência nos diz

O estudo sobre “Satisfação Conjugal e Aliança Terapêutica: Eficácia de Intervenções Dirigidas à Comunicação em Casais Portugueses” reforça a importância das intervenções terapêuticas fundamentadas em evidências científicas para enfrentar os problemas de comunicação e a desconexão emocional, demonstrando que a mudança é possível quando são aplicadas estratégias específicas e comprovadamente eficazes. Ferreira, T. C., et al. (2021).(Universidade do Porto).

O estudo de Ferreira et al. (2021) conclui que intervenções terapêuticas podem ser decisivas para reduzir a desconexão emocional e aprimorar a comunicação entre os casais. Além disso, os resultados sugerem também que fortalecer a comunicação é um passo fundamental para restaurar a proximidade e, consequentemente, a satisfação relacional.

Sem dúvida a terapia de casal constitui um ato de coragem e responsabilidade afetiva. Representa sobretudo um processo estruturado que promove a restauração do vínculo, o reforço da comunicação, a reconexão emocional e a reconstrução da intimidade.

Estás pronta para agir e escolher com mais consciência?

Convém destacar, apesar de estarem cansados de lutar sozinhos talvez a solução não seja desistir, mas sim procurar apoio. Estou aqui para ti, sem julgamentos, com ferramentas e presença, vamos encontrar clareza para aquilo que ainda pode ser reconstruído ou encerrado com respeito e paz.

Em suma, quando o casal deixa de se reconhecer, surgem inevitavelmente as dúvidas, o distanciamento e desgaste emocional são uma constante. Com este artigo espero ter-vos ajudado a compreender esse processo, a identificar sinais de alerta que devem ser tidos em conta e a perceber como a terapia de casal pode oferecer um espaço seguro para retomar o diálogo, clarificar sentimentos e reconstruir a relação com respeito e consciência.

Libânia Cardoso/Terapeuta Familiar e de Casal © Psicoajuda – Psicologia certa para si, Leiria

Imagens: cortesia Freepick

Sobre o Autor

Libânia Cardoso

Especialista em Terapia Familiar e de Casal na Psicoajuda. Licenciada em Serviço Social, no ramo de justiça e reinserção social. Membro da Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar.