Preparar lancheiras saudáveis, são pequenos passos serão grandes mudanças no dia a dia das nossas crianças. O compromisso de toda a sociedade enquanto formadora das futuras gerações!
No dia 16 de outubro celebra-se o Dia Mundial da Alimentação. Esta data serve como um importante lembrete para necessidade de promovermos hábitos alimentares e estilos de vida saudáveis, desde a mais tenra idade. A infância é a fase mais importante na construção de comportamentos que irão perdurar ao longo da vida do indivíduo.

Faixa etária comprometida
Os especialistas em nutrição sabem que a faixa etária entre os 3 e os 10 anos é especialmente sensível porque é nesta fase que as crianças desenvolvem preferências alimentares e estabelecem rotinas que, muitas das vezes, se mantêm na vida adulta. Tendo em conta esta realidade, mais do que nunca, é urgente despertar a nossa consciência para a importância de optarmos por uma alimentação equilibrada e de um estilo de vida ativo, com práticas de exercício físico e atividades ao ar livre.
Dados COSI 2022
Os dados revelados são preocupantes: 1 em cada 3 crianças em Portugal tem excesso de peso ou obesidade (segundo o Relatório COSI Portugal 2022). 31,9% das crianças tem excesso de peso e 13,5% tem obesidade. Estes dados demonstram uma realidade alarmante, que exige a mobilização de todos nós — escolas, famílias e comunidade em geral. As lancheiras saudáveis podem ser parte da solução.
Entre os principais fatores que contribuem para esta tendência estão:
- O elevado consumo de alimentos ultraprocessados, ricos em açúcares, sal e gorduras;
- A substituição de refeições equilibradas por snacks rápidos e pouco nutritivos mesmo nas lancheiras;
- O aumento do sedentarismo e de exposição a ecrãs, com menos tempo dedicado à atividade física;
Pequenos passos para grandes mudanças
Nas escolas, apesar de todos os esforços que tem sido desenvolvidos há vários anos na promoção de bons hábitos alimentares com a disponibilização de frutas e leite simples gratuitamente às crianças, continuamos a verificar com frequência a chegada às escolas de lancheiras que incluem produtos ultraprocessados como: batatas fritas, croissants, bolachas com recheio, doces ou bebidas açucaradas, gomas, etc…
Este tipo de alimentos além de contribuírem para o problema de excesso de peso, diabetes ou hipertensão precoce, afetam também negativamente a concentração das crianças nas aulas assim como o seu comportamento.
A agitação e a desconcentração causadas pelos níveis elevados de açúcar que nossas crianças consomem, retiram-lhes completamente o foco. Isso ocorre devido a um pico de glicose no sangue, que lhes provoca um aumento repentino de energia, seguido por uma queda abrupta nos níveis de açúcar, resultando em cansaço, irritabilidade e dificuldades de concentração dentro da sala de aula.
Contudo, sabemos que muitas vezes as escolhas resultam da agitação do dia-a-dia ou mesmo a tentativa de agradar ao gosto dos mais pequenos. No entanto, é possível e necessário fazer diferente, caso contrário iremos ter uma geração a crescer com cada vez mais problemas de saúde como: obesidade, doenças cardiovasculares entre outras.
Lancheiras saudáveis
O desafio que vos lançamos é simples: vamos em conjunto repensar as lancheiras das nossas crianças! Prepararmos lancheiras saudáveis não terá de ser mais complicado, mais caro ou menos saboroso, como se pensa. Com pequenas alterações e escolhas conscientes, podemos fazer uma enorme diferença na saúde e bem-estar das nossas crianças ou seja pequenos passos podem gerar grandes mudanças.
Em breve, partilharemos consigo como iremos abordar este tema na nossa comunidade bem como dar sugestões práticas e ideias de lanches saudáveis, saborosos e fáceis de preparar. O nosso projeto – Lancheiras Saudáveis: Pequenos passos para grandes mudanças. Contamos convosco nesta grande missão!
Porque educar também é cuidar da saúde — hoje, e para o futuro.
Rita Cristiano/Nutricionista © PsicoAjuda – Psicoterapia certa para si, Leiria
Imagens cortesia: freepick.com