Agora, com o término de mais um ano letivo, os pais portugueses enfrentam o desafio das férias escolares dos seu filhos: como manter as crianças ativas, entretidas, longe do tédio durante o período prolongado de verão. Este desafio, conhecido como “desafio das ferias escolares”, é frequente.

Sem a rotina das aulas, das atividades extracurriculares e da convivência escolar, os dias podem parecer longos — tanto para os mais pequenos como para os mais crescidos, no entanto, é imprescindível encontrar formas criativas, educativas e divertidas de ocupar o tempo das crianças, mantendo-as ativas, mas, nem sempre fácil.
Durante as férias escolares, é comum observar uma tendência crescente entre as crianças para o sedentarismo, o isolamento e o uso excessivo de telas o que representa um desafio acrescido para os pais.
O desafio das Férias Escolares – Combater o Sedentarismo
Contrariamente ao que muitos pensam, as férias escolares não devem ser sinónimo de inatividade. Mas pelo contrário, são sim uma excelente oportunidade para as crianças explorarem novas formas de se movimentar e se divertirem de forma saudável. Portanto, estas devem ser incentivadas as brincadeiras no exterior ao ar livre, partilhamos convosco algumas sugestões:
- Jogar futebol, basquetebol, voleibol ou outro desporto que seja do agrado da criança;
- Caminhadas ao ar livre;
- Andar de bicicleta;
- Correr no parque;
- Brincar fora de casa;
- Campos de férias desportivos.
- Explorar uma nova modalidade desportiva;
Sugestão: A Câmara Municipal de Leiria, laçou a segunda edição de “Férias Educativas, Desportivas e Culturais”, para crianças com idades compreendidas entre os 10 e os 15 anos durante o período de férias escolares no período de verão..
O desafio das Férias Escolares – Evitar o Isolamento
O isolamento é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento do sentimento de tristeza, como tal, este aspeto deve ser considerado quando as crianças estão em período de férias. De forma a minimizar esta problemática, os contextos devem ser fortemente incentivados e promovidos, por isso partilhamos ideias de atividades a colocar em prática:
- Promova encontros com diferentes membros da família, como os avós, os primos, tios, etc.;
- Promova contacto com outras crianças, como amigos, colegas de escolas, vizinhos, etc.;
- Visite espaços públicos (como parques, bibliotecas, museus);
Sugestão: O Turismo Centro Portugal, criou uma página dedicada a atividades para crianças em todo o distrito de Leiria, sugerimos que visite, explore o que tem para oferecer.
O desafio das Férias Escolares – Evitar o excessivo uso de ecrãs
Sem a estrutura da rotina escolar e a interação diária com os colegas, muitas das crianças acabam por se refugiar nos tablets, telemóveis ou consolas, passando horas e horas a fio em frente aos dispositivos eletrónicos. Embora a tecnologia possa ser uma aliada em determinados momentos, o seu uso descontrolado pode afetar o bem-estar emocional, o sono e as competências sociais das nossas crianças.
De forma a mitigar este problema, deixamos algumas propostas de atividades alternativas aos ecrãs:
Manter as crianças ativas através das Artes
- Desenhos (desafiar a criança a dar asas à sua imaginação através do desenho);
- Pinturas (com guaches, lápis ou canetas);
- Colagem de revistas ou jornais antigos;
- Criação de personagens (como fantoches, máscaras, massa de moldar);
- Fazer bijuteria.
Manter as crianças ativas sugerindo a leitura
- Criar um cantinho de leitura (de forma a promover este hábito);
- Quando possível ler em conjunto e dramatizar as personagens;
- Promover a imaginação, criando histórias em conjunto;
Sugestão: Existem inúmeras bibliotecas em todo o distrito de Leiria, como tal incentivamos como um dos planos da família, por exemplo, visitar uma biblioteca do vosso agrado e quem sabe requisitar livros para ler em casa ou nos espaços exteriores dos jardins públicos existentes na vossa área de residência.

Manter as crianças ativas promovendo jogos de mesa e brincadeiras
- Jogos de tabuleiro (deixamos aqui algumas sugestões, por exemplo: uno, monopólio, quem é quem, damas, etc.);
- Puzzles;
- Brincadeiras como por exemplo: jogo da mímica, jogo do STOP, adivinhas, etc.
Manter as crianças ativas incentivando a cozinhar em família
- Preparar os snacks preferidos das crianças, com moderação, por exemplo: bolachas, muffins, bolinhos, etc.;
- Preparar pratos saudáveis (saladas, espetadas de fruta, etc.);
- Nos momentos de preparação da refeição sugerimos incluir a criança no processo porque promove aquisição de novas competências, como por exemplo: ajudar a medir os ingredientes, a juntar a massa, etc.).
NOTA: Para manter as crianças empenhadas nas atividades e evitar que recorram aos ecrãs, sempre que se sentem aborrecidas, é importante que estas sejam convidadas a fazer parte das escolhas que são feitas. Propomos também aos pais que mantenham o quadro de atividades a executar em local visível, ao qual as crianças possam recorrer para consulta/lembrete.
Catarina Costa/Psicóloga e Psicoterapeuta © PsicoAjuda – Psicoterapia certa para si, Leiria
Imagens cortesia: Freepick

