O que é, porque somos uma Clínica de Osteopatia?

A PsicoAjuda é uma clínica de Osteopatia, dado esta especialidade ser fundamental na melhoria da saúde e qualidade de vida dos nossos pacientes. Deste modo, vamos ao encontro da essência do nosso lema “Pela Sua Saúde Física e Mental”. 

O que é a Osteopatia e porque é, assim, tão importante para os nossos pacientes? É uma terapêutica não convencional, que normaliza, harmoniza e regulariza o todo estrutural e funcional do corpo humano. Tem como objetivo diagnosticar diferencialmente, tratar e prevenir distúrbios neuro-músculo-esqueléticos e outras alterações relacionadas.


A Osteopatia é uma abordagem holística que utiliza uma terapia manual não invasiva

É uma abordagem holística (ao invés do sistema convencional centrado na doença), que se baseia no diagnóstico diferencial, enfatizando a sua ação centrada no paciente e utilizando várias técnicas terapêuticas manuais, que através da manipulação articular, mobilização, massagem e outras técnicas, procura identificar, tratar e prevenir os mais diversos problemas músculo-esqueléticos.

A filosofia da osteopatia está fundamentada num conhecimento profundo de anatomia e fisiologia humana. O tratamento através dela permite o reequilíbrio das funções do organismo e do funcionamento do corpo.


Clínica de Osteopatia


A Osteopatia normaliza, harmoniza e regulariza o todo estrutural e funcional do corpo humano

Na PsicoAjuda, frequentemente, os pacientes que nos chegam à consulta de Osteopatia, manifestam que têm um problema de dor, como dor nas costas, dor no pescoço, dor lombar, dor de cabeça e dores noutras partes do corpo. Essa dor não é mais do que uma manifestação de um desequilíbrio estrutural e/ou funcional do corpo humano. Por exemplo, um entorse de tornozelo pode ser um fator causal de uma dor no quadril e somente através de uma avaliação detalhada deste desequilíbrio será exposto para uma abordagem terapêutica.

Deste modo, na consulta de Osteopatia, focamo-nos, fundamentalmente, no estudo e tratamento da origem da dor, e não onde ela está localizada. Resolvemos o quadro de dor, restaurando o equilíbrio e o correto alinhamento estrutural.

Assim, a Osteopatia normaliza, harmoniza e regulariza o todo estrutural e funcional do corpo humano, em especial a coluna vertebral, responsável por 80% dos casos que nos surgem na consulta de Osteopatia.




Na PsicoAjuda, enquanto clínica de Osteopatia, diagnosticamos, tratamos e prevenimos distúrbios neuro-músculo-esqueléticos

A Osteopatia tem como objetivo diagnosticar, tratar e prevenir distúrbios neuro-músculo-esqueléticos e outras alterações relacionadas. Para isso, utiliza uma variedade de técnicas manuais e outras afins, no sentido de melhorar as funções fisiológicas, neuro-músculo-esqueléticas e elementos vasculares, linfáticos e neuronais relacionados, ou de modo a regular a homeostase que pode estar alterada por disfunções somáticas.

O tratamento foca-se no corpo, de modo a ajustar a homeostase, procurando com que o organismo alcance o seu autoequilibro, reequilibrando as suas tensões constantes (tensão arterial, regulação térmica, secreções hormonais e defesa imunitária).

Enquanto clínica de Osteopatia, na PsicoAjuda o Osteopata escolhe as técnicas de acordo com o diagnóstico e avaliação realizado na primeira consulta de Osteopatia. Podemos utiliza várias técnicas de terapêuticas manuais, entre elas a da manipulação do sistema músculo-esquelética (ossos, músculos e articulações).  Através dessas técnicas manuais, conseguimos restabelecer a mobilidade perdida e dar equilíbrio ao sistema músculo-esquelética, sacro-cranial e visceral. Consequentemente, a Osteopatia trata a dor melhorando a função muscular, articular, fisiológica e orgânica do corpo humano.