Perguntas frequentes sobre Osteopatia

Poderá encontrar aqui as respostas às perguntas frequentes sobre Osteopatia que com maior regularidade têm sido mencionadas pelos nossos pacientes.

A osteopatia é uma terapêutica não convencional, reconhecida pelo Ministério da Saúde, que age como meio de diagnóstico e tratamento recorrendo à utilização de uma terapia manual não invasiva (utilizando as mãos como instrumento de trabalho), para uma abordagem terapêutica do corpo e suas dores.
Perguntas frequentes sobre Osteopatia

A Osteopatia tem como função principal restaurar o equilíbrio da mobilidade sem dor, uma vez que o movimento é a base de todo o funcionamento do nosso corpo. 

As únicas e imprescindíveis ferramentas do Osteopata são as mãos e a sua concentração. Utiliza técnicas funcionais, rítmicas, miotensivas e de relaxamento (massagem dos tecidos para libertar contraturas, espasmos e tensões nas faseias).

O que é a Osteopatia? É uma terapia manual e um sistema de avaliação, com os seus próprios princípios. Permite detectar e tratar áreas afetadas, restabelecendo a natural capacidade de cura do organismo, restaurando o equilíbrio geral.

Através de uma vasta gama de técnicas de manipulação manuais, a Osteopatia age ao nível neuro-músculo-esquelético, visceral e craniano – particularmente sobre os músculos, ligamentos, nervos, articulações e órgãos internos.


Apresentamos de seguida as perguntas mais frequentes sobre Osteopatia:

  • O que é a Osteopatia? A Osteopatia é uma terapêutica não convencional, que normaliza, harmoniza e regulariza o todo estrutural e funcional do corpo humano. Tem como objetivo diagnosticar, tratar e prevenir distúrbios neuro-músculo-esqueléticos e outras alterações relacionadas. É uma abordagem holística, que utiliza uma terapia manual não invasiva, enfatiza a sua ação centrada no paciente e utiliza várias técnicas terapêuticas manuais, que através da manipulação articular, mobilização, massagem e outras técnicas, procura identificar, tratar e prevenir os mais diversos problemas músculo-esqueléticos. Saiba ainda porque a PsicoAjuda é uma clínica de Osteopatia.
  • Como é uma consulta de osteopatia? A consulta de Osteopatia tem a duração de 60 minutos, quer se trate de uma primeira consulta, ou das seguintes. Na primeira consulta realiza-se o diagnóstico osteopático, de modo a definir o plano terapêutico. Igualmente, inicia-se o tratamento a fim de aliviar os sintomas.
  • Qual é o tratamento para a dor ciática? A Osteopatia é uma terapia muito eficaz para o tratamento desta patologia, sobretudo ao nível da libertação miofascial, manipulação visceral e terapia Sacro-craniana. Saiba ainda porque a Osteopatia geralmente é mais eficaz do que a medicina convencional no tratamento da dor ciática
  • O que dizem os nossos pacientes? Na PsicoAjuda orgulhamo-nos de ter o reconhecimento dos nossos pacientes. Conheça alguns testemunhos e saiba como conseguiram recuperar a sua Saúde e voltaram a ter qualidade de vida.
  • Qual é o estado da Osteopatia em Portugal? A atividade de Osteopata encontra-se regulamentada através de vários decretos-lei e portarias, sendo reconhecida desde 2017 como uma terapêutica não convencional, isenta de IVA, sendo aceite como uma despesa de saúde em sede de IRS.
  • Que organismos reconhecem a Osteopatia? A Osteopatia é reconhecida e recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Em Portugal, é reconhecida pelo Ministério da Saúde como uma terapêutica não convencional, supervisionada pela Entidade Reguladora da Saúde (ERS).
  • Qual é a História da Osteopatia? A Osteopatia foi fundada em 1864 e hoje está integrada no S.N.S. em vários países. Pratica-se em toda a Europa, sendo uma das profissão com maior crescimento no campo da saúde.

Além destas perguntas frequentes sobre Osteopatia, poderá ainda saber mais sobre estes tópicos relevantes:

  • Osteopatia Visceral. (Em atualização). Saiba mais.
  • Osteopatia Craneo-sacra. (Em atualização). Saiba mais.
  • Osteopatia nas Ciáticas. (Em atualização). Saiba mais.
  • Osteopatia para Gestantes, pré e pós-parto. (Em atualização). Saiba mais.
  • Osteopatia Pediátrica. (Em atualização). Saiba mais.
  • Como tratar a Plagiocefalia, deformação do crânio do bebé. (Em atualização). Saiba mais.
  • Osteopatia desportiva. (Em atualização). Saiba mais.