Psicoterapia de Casal

Discussões e brigas entre casais são normais, mas por vezes levam a situações de incompatibilidade, ou mesmo, conduzir à separação. Os casais costumam discutir por motivos relacionados com dinheiro, os filhos, o sexo, a dependência emocional e infertilidade.
Quando os casais discutem costumam adotar duas atitudes. Uma é fugir das situações à espera que esse perigo passe. Evitam discussões mostrando não ouvir, ou um dos cônjuges diz “não vamos falar mais disso” para acabar com qualquer discussão incómoda. A segunda é responder através do ataque, com a intenção de reduzir psicologicamente o adversário. Neste caso, tem tendência para insultar a sua companheira (ou o seu companheiro), ameaça com a separação, grita, vai buscar acontecimentos passados …

Quando iniciar a psicoterapia de casal

Mas, quando os casais devem iniciar a psicoterapia de casal? Quando ambos estiverem preparados. É importante saber que a saúde do casal começa pelo bem-estar consigo próprio, pelo que antes de uma sessão a dois, poderá ser necessário começar com uma psicoterapia individual.

Oibjetivo de uma psicoterapia de casal é que os dois membros queiram estar juntos por forma a investir numa nova oportunidade que visa reconstruir a relação. Assim, os casais poderão construir relações saudáveis, aceitar as diferenças, em vez de culpar o outro ou pensar que é um adversário.

As sessões de terapia de casal poderão ser realizadas em horário pós-laboral.

Consulte-nos para obter mais informação sobre esta valência disponível na PsicoAjuda.