Avaliação Psicológica de Condutores


Quer obter o certificado de avaliação psicológica de condutores? Na PsicoAjuda emitimos o certificado de avaliação na hora. Dispomos de equipamento de psicometria computorizada para a avaliação psicológica de condutores, de acordo com a legislação em vigor, que permite emitir o certificado no fim da avaliação.

Avaliação Psicológica de Condutores

Este certificado é obrigatório para obter ou revalidar o seu título de condução de veiculo do grupo 2. Na PsicoAjuda dispomos de psicólogos certificados.

Como posso obter o certificado de avaliação psicológica de condutores?

Geralmente, na PsicoAjuda é possível obter o certificado de avaliação psicológica de condutores no próprio dia (dependente da disponibilidade dos nossos psicólogos). Poderá verificar a disponibilidade com a nossa assistente.

Onde posso realizar a avaliação psicológica de condutores?

A PsicoAjuda dispõe deste serviço de 2ª a 6ª feira, na clínica Leirimedica (junto ao Mercado Municipal):

         Contacto: 244 871 056 / 960 360 397

Poderá ainda consultar a nossa página no site da clínica Leirimedica.

Em que consiste a avaliação psicológica de condutores?

A avaliação psicológica de condutores consiste na aplicação de diversas provas que avaliam a capacidade e aptidão para o exercício da condução. Neste processo avaliamos as áreas percetivo-cognitiva, psicomotora e psicossocial, importantes para o exercício da condução ou suscetíveis de influenciar o seu desempenho.

Na PsicoAjuda, a realização destas provas é totalmente computorizada, o que permite emitir o certificado no fim da avaliação.

A quem se destina a avaliação psicológica de condutores?

A avaliação psicológica de condutores destina-se a quem pretenda obter ou revalidar o título de condução de veículos do tipo 2:

  • Veículos pesados de mercadorias (C, C1, C1E, CE);
  • Veículos pesados de passageiros (D, D1, D1E, DE);
  • Veículos prioritários (Ambulâncias e Carros de Bombeiros);
  • Veículos de transporte de doentes;
  • Veículos de matérias perigosas;
  • Veículos de transporte coletivo de crianças;

É ainda obrigatória para condutores de veículos do tipo 1 em que se verificam as seguintes condições:

  • Condutores de automóveis ligeiros de passageiros de aluguer (Motoristas de Táxis);
  • Condutores de veículos ligeiros (B1, B), cuja avaliação psicológica tenha sido exigida por ordem judicial ou administrativa;
  • Instrutores de condução automóvel;
  • Examinadores de condução automóvel.

Qual a legislação que se aplica à avaliação psicológica de condutores?

A legislação atual, Decreto-Lei n.º 138/2012, de 5 de Julho, procedeu a alterações ao Código da Estrada e aprovou o novo Regulamento da Habilitação Legal para Conduzir (RHLC), o qual foi novamente revisto e modificado pelo Decreto-Lei nº 37/2014 de 10 de Março

Mais recentemente, o Decreto-Lei nº40/2016 de 29 de julho indica que em matéria de competências para realização da avaliação psicológica de condutor, estabelece que a mesma é realizada por psicólogos no exercício da sua profissão e pelo IMT, ou por entidade por este designada.

De acordo com o n.º 2 do artigo 25.º,  os psicólogos no exercício da sua profissão realizam as avaliações da aptidão psicológica nos seguintes casos:

  1. a) De candidatos a condutor e condutores do Grupo 2, em que a avaliação psicológica é obrigatória;
  2. b) De candidatos a condutor e condutores do Grupo 1, cuja avaliação psicológica tenha sido recomendada na avaliação médica.

Nota: Com a entrada em vigor do RHLC no dia 2 de novembro de 2012, a avaliação psicológica dos condutores do Grupo 2 é exigível nas revalidações aos 50 anos de idade, independentemente da data de obtenção do título de condução.