Jovem em orientação vocacional

O que é orientação vocacional? Escolhe o teu futuro

Em Psicologia clinica por Elisabete Condesso

O que é orientação vocacional? É um serviço de apoio na escolha de um curso ou saída profissional em que se identificam as melhores opções, aquelas que estejam mais de acordo com as preferências e capacidades da pessoa.

O mundo moderno é complexo e longe vão os tempos em que os filhos herdam a profissão dos pais ou que aceitam um trabalho que exista nas proximidades. Hoje, nenhuma profissão é só para alguns privilegiados e nenhum trabalho fica demasiado longe.

Atualmente, os jovens tem à sua disposição uma grande liberdade de escolha profissional com centenas de opções possíveis. Mas qual deverá ser o critério de escolha que o jovem deve seguir? O caminho mais fácil? O que dá mais dinheiro?

Se o jovem não sabe que caminho deve seguir ou se o adulto encontra-se desmotivado com a escolha que fez, ambos necessitam de uma ajuda profissional de aconselhamento em orientação vocacional e profissional que possa orientar para um caminho onde possam evidenciar todo o seu potencial. Os seus interesses e capacidades serão identificados, garantindo uma melhor escolha a longo prazo.

A PsicoAjuda ajuda a identificar as melhores opções, aquelas que estejam mais de acordo com os interesses e capacidades da pessoa. Nesse sentido, dispomos de um serviço de Orientação Vocacional e Profissional que se destina a todos os jovens do 9º ao 12º ano para ajudar na escolha de um curso ou saída profissional. Este serviço destina-se igualmente a jovens e adultos que se encontram insatisfeitos com as suas atuais escolhas profissionais.

Como sabemos, atualmente a taxa de desemprego é elevada, inclusive entre os jovens licenciados e alguns profissionais encontram-se desmotivados com a sua atual carreira profissional. Em ambos os casos poderão efetuar uma reorientação profissional que lhes permita realizar uma nova escolha profissional.

 

O que é orientação vocacional e profissional?

Na PsicoAjuda, o serviço de orientação vocacional e profissional consiste na realização de testes de orientação vocacional e tem dois momentos:

  1. Consulta e realização de testes psicológicos.
  2. Devolução do relatório e aconselhamento sobre a melhor opção escolar e de carreira.

Deste modo, procura-se ajudar o jovem a conhecer melhor as profissões e o mercado de trabalho, identificar as suas preferências pessoais que orientam a escolha profissional e refletir sobre os percursos profissionais mais adequados.

A orientação vocacional e profissional não é um serviço onde apenas o jovem irá realizar teste vocacionais, mas onde terá apoio de um psicólogo que irá ajuda-lo a seguir a área em que poderá sentir-te mais realizado.

Jovem a realizar testes de orientação vocacional

Jovem a realizar testes de orientação vocacional

 

Teste orientação vocacional

Que teste orientação vocacional é realizado pela PsicoAjuda? São efetuadas várias provas, em que se destacam:

  • Escala de interesses vocacionais de Holland. Visa identificar áreas de preferência do jovem, estando estas preferências relacionadas com a personalidade e ambiente cultural da pessoa. Nesta escala de Holland existem seis áreas: realista, investigativo, artístico, social, empreendedor e convencional.

 

Escala de interesses vocacionais de Holland

Escala de interesses vocacionais de Holland

 

  • Teste de Interesses Vocacionais de C.O.P.S. Permite a identificação de domínios profissionais, tais como ciência, tecnologia, economia, exterior (atividades ao ar livre), negócios, secretariado (trabalhos de escritório), comunicação (profissões que requerem competências de linguagem), arte, serviços (providenciar serviços a pessoas).
  • Inventário de Valores Profissionais de Super. Permite identificar os valores profissionais do jovem. Neste inventário, temos valores como criatividade, altruísmo, estética, estimulação intelectual, êxito, independência, prestigio, direção, economia, segurança, ambiente (condições físicas de trabalho), relação com superiores, relação com colegas, diversidade de tarefas, estilo de vida. Estes valores profissionais deverão ser satisfeitos pelas profissões preferenciais do indivíduo.
  • Bateria de Provas de Raciocínio Diferencial B.P.R.D. Este teste está orientado para discriminar as áreas intelectuais que podem favorecer uma determinada escolha de profissão. Esta bateria é constituída por 5 testes: 1) raciocínio verbal; 2) raciocínio numérico; 3) raciocínio abstrato; 4) raciocínio mecânico; 5) raciocínio espacial.
  • Inventário de Interesses e Preferências Profissionais I.P.P. Avalia os interesses e as preferências profissionais do jovem, tomando em consideração profissões representativas de cada campo profissional, assim como as principais tarefas que lhes estão subjacentes. Este inventário também permite avaliar o grau de conhecimento do jovem em relação às profissões e atividades mencionadas.

 

Em suma, não escolhas o teu futuro ao acaso

Na PsicoAjuda procuramos dar resposta às indecisões dos jovens e adultos quanto à direção a dar à sua carreira académica e profissional. Para isso dispomos do serviço de orientação vocacional e profissional. Este serviço tenta dar uma resposta às necessidades identificadas pelo indivíduo, fazendo uma avaliação que permita analisar, por um lado, o que o motiva (os seus interesses) e, por outro lado, aquilo para que tem mais aptidões (capacidades). Assim, a decisão do jovem ou adulto será mais realista e consistente com o seu projeto de vida!

 

Elisabete Condesso / Psicóloga e Psicoterapeuta

© PsicoAjuda – Psicoterapia certa para si, Leiria

Sobre o Autor

Elisabete Condesso

Directora clínica da PsicoAjuda. Psicóloga clínica e Psicoterapeuta. Licenciada em Psicologia Clínica pela ULHT de Lisboa e com pós-graduação em Consulta Psicológica e Psicoterapia. Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos. Título de especialista em “Psicologia clínica e da saúde” atribuído pela Ordem dos Psicólogos.