Stress positivo pode ser forte motivador

Stress positivo, saiba como pode ser um forte motivador

Em Psicologia adultos por Margarida Rogeiro

O stress é talvez um dos temas mais debatidos na atualidade, em particular no modo como interfere com o nosso dia-a-dia e domina as nossas rotinas. No entanto, a conotação que lhe é dada geralmente é negativa, podendo originar transtornos psicossociais e, inclusivamente, é considerado umas das maiores epidemias da sociedade atual. Mas será sempre assim? Haverá alguma forma de o utilizar em seu benefício? Conheça o outro lado, o stress positivo.

Os efeitos positivos ou negativos do stress só dependem da sua atitude

Habituámo-nos a pensar que o stress é algo extremamente prejudicial à nossa saúde, tanto a curto como a longo prazo. Os médicos consideram ser a principal causa de doenças cardíacas, cancro, doenças hepáticas e do sistema respiratório, depressão e até do suicídio. Ao nível social é também indicado como sendo o principal fator desencadeador de conflitos relacionais e falta de produtividade no emprego. De um modo geral, sempre que pensamos no stress associamo-lo a algo extremamente debilitante. E se mudássemos essa maneira de o ver, será que ele continuaria a ser tão negativo?

Muitas das definições apontam para que o stress seja um estado de alerta e ativação do nosso organismo, uma forma de antecipar cenários potencialmente perigosos. De um modo geral, considera-se o stress como um mecanismo de resposta para a manutenção da sobrevivência, pois prepara a pessoa para lidar com uma situação física ou mentalmente exigente. Assim, será que o aumento de batimento cardíaco, os suores e tremores que sentimos não poderão afinal ajudar-nos?

Os diversos estudos sobre o stress mostram estarmos perante um paradoxo. Dependendo do modo como reagimos ao stress, assim ele poderá ter um efeito positivo ou negativo na nossa saúde. Se o vemos como algo prejudicial, iremos sempre lidar com ele como uma ameaça ao nosso bem-estar. Pelo contrário, se o percecionamos de forma positiva, como um motivador, poderá ajudar-nos na resolução de tarefas e problemas com que somos confrontados no dia-a-dia. É o stress positivo!

Stress positivo, só depende da sua atitude

Stress positivo, só depende da sua atitude

Deste modo, a nossa interpretação face ao stress influencia a nossa resposta ao mesmo. Se o encararmos como algo que pode trazer efeitos positivos, poderá levar-nos a adotar estratégias eficazes na resolução dos nossos conflitos diários. Existem diversos exemplos de situações em que se verificam melhorias na pessoa de acordo com o modo como reage às suas exigências diárias. Por isso, é importante canalizar o stress para algo positivo, tirando dele proveito, melhorando a resposta às exigências do nosso dia-a-dia. Assim, deve transformar as situações mais exigentes em stress positivo!

Pode tirar partido do stress positivo para melhor o seu desempenho

Como referido, dependendo do modo como o stress é interpretado, poderá afetar-nos de diferentes maneiras. Precisamente porque o organismo se prepara para lidar com uma situação exigente, este dá-nos ferramentas para atuar perante essa situação.

Numa situação de stress observa-se uma alteração hormonal e é libertada uma substância, o cortisol, que afeta o seu cérebro. Esta substância é o que o leva a ficar ativo, podendo provocar uma resposta de fuga ou ação mediante cada situação. Quando é feita a sua libertação, por curtos períodos de tempo, ajuda-o na ativação do seu organismo e melhora o seu desempenho físico e mental.

Por exemplo, verifica-se um aumento da sua capacidade cognitiva e de memória, bem como um aumento das suas respostas físicas. O que poderá ajudar-lo na resolução das tarefas com que se vê confrontado e, como tal, tornar-se um forte motivador para a resolução dos seus problemas. Deste modo, o stress positivo, é quando lida com a situação de forma positiva e usa o estado de ativação para a efetiva resolução da mesma, o que se torna, deste modo, benéfico para si.

No entanto, quando essa libertação é feita por um longo período de tempo, o stress torna-se negativo! Poderá afetar tanto o seu cérebro como o próprio funcionamento do organismo, daí os danos para a sua saúde, nomeadamente poderá provocar o aumento de ansiedade e do estado de pânico que tanto associamos ao stress.

Como tal, o modo como o stress o poderá afetar dependerá da complexidade de cada situação, do tempo e da intensidade com que é sentido.

O stress positivo pode ajudá-lo a encontrar soluções mais eficientes

Quando nos referimos ao nosso modo de agir face ao stress, referimo-nos às atitudes e expetativas que criamos face a um acontecimento desafiante e exigente e, ao mesmo tempo, como iremos responder. Esse modo de pensar as situações é o que o leva a adotar determinada estratégia, ou a usar determinados recursos para lidar com essas situações, o que na psicologia é referido como as estratégias de coping de cada um. Desta forma, o modo como encara cada situação ameaçante ao seu bem-estar é importante para encontrar estratégias de coping eficazes, não se podendo, deste modo, interpretar o stress como sendo algo debilitante, ou algo milagroso, para lidar com os seus desafios, mas sim uma ajuda que leva-o à escolha de boas práticas na resolução dos problemas.

Contudo, apesar de atualmente sabermos que o stress pode ajudá-lo a encontrar soluções mais eficientes para os desafios do seu dia-a-dia, não é de todo desejável que se exponha regularmente a situações stressantes.  Como já referido, exposições prolongadas ao stress, afetam a sua saúde.

Stress positivo para um melhor bem-estar

Stress positivo para um melhor bem-estar

Exemplos em que pode transformar as situações em stress positivo

São diversas as situações em que os estudos observaram que o stress pode tornar-se benéfico, isto é, é stress positivo. Iremos referir aqui algumas delas.

  • Numa situação de doença verifica-se que o estado de ativação do stress influencia positivamente a reorganização do seu organismo, observando-se a recuperação do bem-estar físico e mental anterior ao episódio de doença. Este processo dá-se através da libertação de determinadas substâncias no seu corpo.
  • Conflitos relacionais e depressão. Muitas vezes, o stress é considerado um fator agravante nas situações de relacionamentos interpessoais, inclusive pode conduzir a um enquadramento com sintomatologia depressiva. Assim, deve considerar que esta é uma oportunidade para encarar a situação numa outra perspetiva, deve ter uma atitude mais otimista e invocar a reorganização das suas prioridades tendo em vista uma maior valorização pessoal e relacional. Esta forma de lidar com a situação poderá levá-lo a uma melhoria geral do seu autoconceito, tanto a nível social como pessoal.
  • Trabalhar com prazos e sob pressão. Na maioria das vezes, trabalhar com prazos e sob pressão é um fator debilitante no emprego. Mas, também aqui, é uma oportunidade para encarar a situação de forma diferente, como algo extremamente motivador e desafiante. Mude a sua perspetiva e transforme a situação em stress positivo, como algo que poderá trazer benefícios e vantagens para o seu trabalho.
  • Perante um teste académico, os níveis de stress aumentam. É uma situação semelhante à anterior. No entanto, aqui verifica-se que o seu desempenho poderá variar de acordo com o nível de ansiedade sentido e não tanto pela intensidade do stress. Uma vez que o seu estado de ativação é mais prolongado, se gerir a situação de forma equilibrada, a curto-prazo irá ativar as suas funções físicas e mentais que resultarão num melhor desempenho.

Perante estes exemplos, verifica-se que o stress positivo contribui para o seu melhor desenvolvimento e evolução, bem como para uma maior eficácia na resolução dos seus problemas.

Mude o modo como perceciona o stress

Tal como diz a expressão popular “não há mal, que bem não traga” e, para uma mudança de perspetiva face aos seus problemas, é importante que considere o stress positivo, como seu aliado, que poderá ajudar-lo a evoluir se adotar estratégias de coping adequadas para lidar com as adversidades da sua vida. Se mudar a sua maneira de pensar o stress, se o encarar como um mecanismo que ativa o seu corpo e a mente, irá estar mais predisposto a adaptar estratégias eficientes para lidar com as adversidades.

Pelo contrário, quando a sua resposta emocional ao stress é feita de modo negativo, tem tendência a usar o evitamento ou a negação, como estratégias de resolução do seu problema, o que geralmente não é eficaz. Não lidar com as dificuldades da sua vida acaba por tornar-se prejudicial para si.

Na PsicoAjuda disponibilizamos-lhe serviços com vista a adoção de estratégias e recursos facilitadores, o que lhe permitirá lidar adequadamente com as situações de stress e conflito do seu dia-a-dia. Esta intervenção é feita de modo a providenciar-lhe uma vida mais feliz, com boas ferramentas de resolução de problemas, em qualquer contexto e situação desafiante da sua vida.

Ana Margarida Rogeiro / Psicóloga e Psicoterapeuta

© PsicoAjuda – Psicoterapia certa para si, Leiria

Sobre o Autor

Margarida Rogeiro

Psicóloga clínica e Psicoterapeuta na PsicoAjuda. Mestrado pós-Bolonha em Psicologia Clínica e da Saúde pela UBI. Membro da Ordem dos Psicólogos.